terça-feira, 16 de março de 2010

Hidroginastica


Praticando de maneira adequada, os exercícios físicos podem trazem grandes benefícios ao organismo, e isso não é diferente para as atividades aquáticas, nos quais estas comprovam a estimulação pulmonar, cardíaca, muscular e bem estar psicológico. A hidroginástica vem ganhando cada vez mais novos adeptos, sendo que de acordo com os especialistas, este tipo de exercício é mais agradável, divertido, estimulante, eficaz, seguro e cômodo. Em relação a terceira idade a hidroginástica auxilia no controle e melhora da densidade mineral óssea que é importante para a prevenção e combate a osteoporose; melhora na força muscular; flexibilidade articular e o equilíbrio diminuindo a chance de quedas e possíveis fraturas.

O grande intuito da hidroginástica é o condicionamento cardiovascular através do treinamento de relaxamento, coordenação motora e flexibilidade, desta forma, é de grande auxílio no combate ao estresse e melhora de qualidade de vida. Engana-se quem pensa que a hidroginástica não é acompanhada por dores, sensação de exaustão e transpiração, ao contrário de muitas outras atividades, no qual na piscina o indivíduo tem a sensação de redução de peso no que diminui a tensão nas articulações, assim são realizados com maior facilidade resultando no aumento do desempenho do mesmo.

O gasto calórico por hora em uma de prática do exercício dentro da água varia entre 260 a 400 Kcal. Um dos grandes benefícios da hidroginástica é a massagem provocada pela água graças a pressão e resistência da mesma, no qual garante-se um efeito suave sobre os músculos do corpo resultando no alívio das tensões e melhor circulação periférica. Quando praticada de maneira adequada, a hidroginástica realmente melhora todos os componentes do condicionamento físico, como aeróbico, força e resistência muscular, flexibilidade, composição corporal.




Nenhum comentário:

Postar um comentário